TARIFAS

Juiz concede liminar que suspende aumento das passagens pelos próximos dias

A liminar foi concedida nesta segunda-feira (11) e tem validade de dez dias

Informações do JC online
Informações do JC online
Publicado em 11/02/2019 às 23:08
Foto: JC imagem
FOTO: Foto: JC imagem

Foi concedida nesta segunda-feira (11) uma liminar que suspende o aumento das passagens de ônibus pelos próximos dez dias. De acordo com a decisão do juiz Djalma Andrelino, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que está marcada para acontecer nesta terça-feira (12), poderá ser discutido, e até votado, o aumento nas tarifas, mas a implementação não poderá ocorrer pelos próximos dez dias, período em que o Governo de Pernambuco tem para contestar a decisão.

Além do aumento nas passagens, durante a reunião do CSTM deverá ser discutido também sobre a Ação Popular ajuizada na 4ª Vara no dia 18 de dezembro do ano passado, que solicita a redução das tarifas do Anel A de R$ 3,20 para R$ 2,70 e denuncia os três últimos aumentos. Segundo a Articulação Recife pelo Transporte, as propostas de aumento do Grande Recife Consórcio de Transporte e da Urbana são irregulares porque estão acima do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), o que não é permitido pelo Manual de Operações do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR).

A equipe do JC entrou em contato com a assessoria de comunicação do Grande Recife, mas não houve resposta.

Bloco Eu Acho É Caro

Em parceria com a Articulação Recife pelo Transporte, o Bloco Eu Acho é Caro - Ano II, irá comemorar a decisão do juiz em suspender os efeitos do aumento nas tarifas nesta terça-feira (12). A prévia está marcada para ter início às 8h30 em frente à sede do Detran, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. O ato acontece no mesmo horário e local em ocorrerá a reunião do CSTM.

Protesto

Um protesto foi realizado no início da tarde desta segunda-feira (11) em frente à sede dos Correios na Avenida Guararapes, centro do Recife, contra o aumento tarifário. Os grupos e pessoas da sociedade civil protestaram também em favor da redução das passagens.