OPERAÇÃO

PF deflagra operação contra desvios de recurso públicos em Petrolina

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão também na Bahia e em Sergipe

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 12/02/2019 às 10:39
Imagem de Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Imagem de Arquivo/Agência Brasil

Na madrugada desta terça feira (12), a Polícia Federal deflagrou a operação “Acesso Negado (Game Over)” em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e nas cidades baianas de Salvador, Feira de Santana e Juazeiro da Bahia, além de Aracaju (SE). O objetivo é de desarticular uma organização criminosa responsável por desvio de recursos públicos.

De acordo com a assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal em Sergipe, a operação está na segunda fase e foi desencadeada em novembro de 2015. Ela é resultado de mais de três anos de trabalho investigativo que encontrou irregularidades na contratação do Instituto Sócio Educacional Solidariedade, uma organização da sociedade civil de interesse público no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe.

A Polícia Federal informou que, após vencer um concurso de projetos viciados, o instituto realizou contratos superfaturados com pessoas físicas e jurídicas, integrantes do próprio grupo econômico que não prestavam serviços a quem estavam obrigados, de uma forma que a organização criminosa apenas recolhia para si os vultosos valores pagos pelo ente municipal.

Participam da ação 80 policiais federais que cumprem 18 mandados de busca e apreensão expedidos pela 6ª Vara Federal da subseção judiciária de Itabaiana, em Sergipe, incluindo os estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco, além de medidas cautelares de proibição de contratar com o poder público por parte da organização da sociedade civil de interesse público e bloqueio de cerca de R$ 1.300.000,000 reais dos patrimônios dos investigados.

Operação Dealer

Outra operação foi deflagrada pela Polícia Federal também nesta terça-feira, com o objetivo de desarticular uma operação criminosa que negociava drogas por meio de uma rede social. São cumpridos dez mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Sergipe e Minas Gerais. Todos os mandados foram expedidos a pedido da Polícia Federal pela 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo.