OPORTUNIDADE

Prefeitura do Recife faz mutirão para investigar casos de hanseníase

A ação começa na próxima segunda-feira (18); exames serão feitos nos postos de saúde municipais

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 15/02/2019 às 10:37
Secretaria de saúde - Prefeitura do Recife
FOTO: Secretaria de saúde - Prefeitura do Recife

A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife começará a identificar e investigar as pessoas que tiveram contato com quem teve hanseníase nos últimos cinco anos.A ação começa na próxima semana, entre segunda-feira (18) e sexta-feira (22). É a segunda fase de um projeto para reduzir casos da doença em alguns municípios brasileiros. O público-alvo é formado por cerca de 5 mil pessoas e essa etapa durará até junho.

A primeira fase do projeto “Abordagens inovadoras para intensificar esforços para um Brasil livre de hanseníase”, do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas-OMS), aconteceu em abril de 2018, com treinamento teórico e prático para profissionais da rede municipal, campanha de educação em saúde e busca ativa de casos nos territórios.

As unidades de saúde, escolhidas pela concentração de caso, foram previamente selecionadas para implementar o exame de forma contínua e sistemática. Dentro da rotina, os profissionais terão de fazer uma busca ativa de familiares e pessoas próximas de quem teve a doença para agendar o exame dermatoneurológico. A avaliação terá de ser feita uma vez por ano, por cinco anos consecutivos. Unidades que não estão dentro do cronograma desta semana realizarão as atividades até junho.

Sobre a hanseníase

Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. Todas as unidades de saúde da família do Recife realizam tratamento da doença.

Confira o calendário de atendimento:

Todas as unidades de saúde da família do Recife realizam tratamento da doença.
Todas as unidades de saúde da família do Recife realizam tratamento da doença.
Secretaria de Saúde - Prefeitura do Recife