SUSTO

No Aeroporto de Fernando de Noronha, avião arremete e evita colisão

Avião da GOL precisou arremeter porque havia uma aeronave da Azul na pista de pouso no mesmo instante

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/02/2019 às 17:28
Reprodução/ YouTube
FOTO: Reprodução/ YouTube

Os passageiros de duas aeronaves tomaram um susto, neste domingo (17), no Aeroporto de Fernando de Noronha. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um avião da companhia GOL arremete para evitar uma possível colisão com um outro da Azul. O episódio aconteceu durante a manhã

O vídeo tem 45 segundos e é possível ver que o piloto da aeronave 737 da GOL precisou arremeter quando se aproximava da pista durante o pouso, pois um avião da Azul estava na pista.

Veja o vídeo:

Procedimento normal

O Comando da Aeronáutica (COMAER) emitiu nota na qual diz que, apesar de parecer perigosa, a manobra está “dentro dos padrões de segurança das regras de tráfego aéreo”.

“Importante esclarecer que o serviço de tráfego aéreo prestado no local é o de Serviço de Informação de voo. Nessa modalidade, o operador de estação aeronáutica fornece às aeronaves todas as informações necessárias à operação segura, a fim de que o piloto decida, em qualquer fase, qual o procedimento será utilizado e, inclusive, em qual pista vai realizar a decolagem ou o pouso. As aeronaves estavam em coordenação via rádio e não houve risco nenhum aos envolvidos no caso”, declarou o COMAER.

As empresas envolvidas também se pronunciaram. A Azul ressaltou apenas que “a arremetida é um procedimento previsto nas operações de pouso”.

A companhia GOL também garantiu que se trata de uma medida considerada normal. “O voo G3 1862, que fazia o trecho Recife-Fernando de Noronha na tarde de ontem (domingo), precisou descontinuar a aproximação em virtude da indisponibilidade da pista por ocupação de outra aeronave naquele momento. Durante todo o procedimento de aproximação, o comandante tinha contato visual com a aeronave que ainda taxiava pela pista. Após a liberação da pista, o Comandante efetuou nova aproximação, pousando às 16h39, em total segurança”.