Estrutura do Galo da Madrugada 2019 terá 28 metros e 5 toneladas

Montagem do Galo da Madrugada, que é instalado todos os anos na Ponte Duarte Coelho, está na reta final

MONTAGEM
Estrutura do Galo da Madrugada 2019 terá 28 metros e 5 toneladas

Montagem do Galo da Madrugada - Foto: Fotos: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Faltando poucos dias para o carnaval, a montagem da estrutura do Galo da Madrugada vai ganhando cada vez mais forma. O tradicional símbolo do carnaval pernambucano é instalado todos os anos na Ponte Duarte Coelho, que liga a Avenida Conde da Boa Vista à Avenida Guararapes, na área central do Recife. 

O Galo da Madrugada está sendo montado em um galpão no centro da capital pernambucana e toda a produção teve início no mês de janeiro. A previsão é que seja concluído até o fim desta semana. 

Este ano, a estrutura tem 28 metros de altura e pesa 5 toneladas. Ano passado, foram 25 metros e 3,5 toneladas. O artista plástico e designer Leopoldo Nóbrega foi responsável pelo Galo da Madrugada de 2019. "O galo chega empoderado, é artesão. A gente dedica esse título a ele para que, através desse ícone, a gente possa homenagear todos os artesãos e as pessoas que trabalham com esmero a sua profissão", comentou. 

O artista plástico fala sobre o material utilizado. "A roupa é super recortada. São mais de mil partes que se compõem dentro de uma estrutura geodésica, que cria um volume muito bonito. Assim como as penas do rabo são de acrílico", detalhou. "Ele vai ser motivo de uma pausa para contemplação", garantiu o designer. 

Montagem

A previsão é que as partes comecem a ser levadas para a Ponte Duarte Coelho a partir da próxima terça-feira (26) e na quinta-feira (28) à noite o trabalho de montagem do galo já esteja todo concluído. 

Sustentável e de jeans

Chamada de “Galo Artesão”, a alegoria tem roupa confeccionada com 50% de tecidos reutilizados do Polo de Confecção de Pernambuco. A peça terá um visual inspirado no jeans e em elementos afro.

“Além da roupa, também estamos fazendo as jóias, ou ‘ecojoias’, onde a pintura delas é feita com argila líquida e pigmentos naturais”, contou. As peças que vão se conectar com a carenagem que a ser montada na ponte foram feitas separadamente por artesãos no espaço. “Com duas semanas de capacitação, cada parte foi feita por artistas seguindo nossa filosofia de trabalho”, relatou Leopoldo. 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.