FOLIA EM PAZ

Segurança: SDS divulga esquema montado para carnaval em Pernambuco

Segundo a SDS, serão 12,6% a mais de lançamentos em relação ao carnaval do ano passado

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/02/2019 às 17:21
Djair Pedro/SDS
FOTO: Djair Pedro/SDS

Em coletiva de imprensa, na sede da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o secretário Antônio de Pádua anunciou como será o esquema de segurança para o carnaval 2019.

Durante todo o período carnavalesco, que também abrange as prévias e o período pós-carnaval, do dia 5 de janeiro até o dia 17 de março deste ano, serão lançados em todo o Estado de Pernambuco 52.065 postos de trabalho. Desse total, serão 40.876 policiais militares; 5.754 policiais civis, 5.251 bombeiros militares e 184 peritos e auxiliares da Policia Científica.

O número representa um aumento de 12,6% com relação ao efetivo que atuou no mesmo período do ano passado.

A novidade para este ano é que, além do Recife, a SDS vai implantar outros dois Centros de Comando e Controle no interior do Estado, onde são recebidas as ocorrências e é realizada a gestão dos efetivos.

Os centros vão funcionar das 7h da sexta-feira de carnaval, dia 1º de março, até as 7h do dia 7 de março.

Ainda de acordo com a SDS, equipes especializadas da Polícia Civil vão prestar atendimento 24h para mulheres que sofrerem qualquer tipo de importunação sexual.

Os atendimentos serão em três pontos: na 1ª Delegacia da Mulher, em Santo Amaro; na Delegacia da Avenida Rio Branco, no bairro do Recife; e num imóvel da Prefeitura de Olinda, na Avenida Sigismundo Gonçalves. O serviço vai funcionar da sexta-feira de carnaval até a quarta-feira de cinzas.

Galo da Madrugada

Só no dia do Galo da Madrugada, 4.429 profissionais de segurança vão atuar durante o desfile. Duas unidades do Juizado do Folião vão funcionar no sábado de carnaval. Uma na Estação Central do Metrô e outra no Fórum Thomaz de Aquino, das 13h às 21h.