OPORTUNIDADE

TJPE lança campanha de inclusão de jovens em conflitos com a lei

O primeiros jovens participantes do programa #PartiuFuturo passaram por um treinamento nos dias 14 e 15 de fevereiro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/02/2019 às 6:55
Reprodução/ PCR
FOTO: Reprodução/ PCR

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lança projeto de apoio às medidas socioeducativas e de inclusão dos jovens em conflitos com a lei.

A iniciativa tem como objetivo receber socioeducandos no Recife para cumprir prestação de serviços comunitários. Serão oferecidos cursos gratuitos em áreas estratégicas como tecnologia, comunicação e fotografia. Na primeira etapa, cinco jovens que cumprem medidas socioeducativos em meio aberto vão atuar nas instalações do TJPE.

Os cinco primeiros participantes do #PartiuFuturo passaram por um treinamento nos dias 14 e 15 de fevereiro.

O programa #PartiuFuturo foi lançado nesta quinta-feira (21) e tem o apoio de instituições como a Funase e a Prefeitura do Recife. Simone Barreto, assistente social do Núcleo de Sustentabilidade do TJPE, explica as ações. "Essa medida, que é de prestação de serviço com a comunidade, é uma das formas de educação desses jovens e adolescentes para que eles não cometam novamente o ato infracional. E, ao mesmo tempo, é uma medida branda porque tem a ver também com delitos que são de pouco potencial ofensivo", detalhou.

O termo de cooperação técnica foi assinado no dia 19 de novembro. "Nós já estamos, a partir de então, nos reunindo com a prefeitura, nos reunindo para elaboração do projeto para saber como seria a viabilização disso. Na prática, nós do Tribunal de Justiça identificamos, junto aos gestores que local que seria mais apropriado para receber esses adolescentes para prestarem serviço de até oito horas semanais naquela unidade. Eles vão cumprir durante um período de até seis meses", completou.

Ouça a entrevista completa: