IR

Receita Federal libera programa para declaração do Imposto de Renda

Especialista esclarece as principais mudanças na declaração do IR

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 25/02/2019 às 17:44
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Nesta segunda-feira (25), a Receita Federal liberou para download do Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda (PGD). E mesmo que o procedimento de envio da declaração comece apenas no dia 07 de março, o advogado e contabilista, Pedro Amarante, esclarece que é importante aproveitar o momento: “É sempre vantagem você ser precavido, você se programar e se planejar (..), seja pra você pagar menos tributo ou para evitar deixar para o último dia do prazo e encontrar algum problema no site da Receita Federal”.

Mudanças

Uma das novidades deste ano é que o contribuinte terá acesso ao status do processamento, no máximo, dentro de 24h após o envio da declaração. Assim, será possível verificar pendências e evitar cair na malha fina.

Houve também a correção dos valores pagos aos empregados domésticos que passou de R$ 1071 para R$ 1200. Neste ano, ainda a Receita Federal passa a ser mais exigente em relação à investimentos em instituições financeiras. Agora, por exemplo é preciso declarar o CNPJ da empresa. E para os pais, é necessário colocar o CPF de todas as crianças dependentes. Caso não façam isso poderão não usufruir da dedução legal do dependente.

Além dessas mudanças, “a pensão alimentícia passou a ter um campo adicional para que as pessoas não esquecem os rendimentos recebidos a títulos de pensão alimentícia”, como afirmou Amarante.

Internet

O PGD pode ser baixado diretamente no site da Receita Federal: www.receita.economia.gov.br. A declaração também pode ser feita pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” disponível para Android e IOS. O envio da declaração começa no dia 07 de março e segue até o dia 30 de abril. Quem não fizer a declaração estará sujeito à multa que pode chegar à 20% do imposto sobre a renda devido.

A entrevista completa você confere a seguir: