Agreste

Moradores de Caruaru se surpreendem com chuva de granizo na cidade

Nas redes sociais, muita gente postou fotos e vídeos do fenômeno climático

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 26/02/2019 às 15:15
reprodução
FOTO: reprodução

A tarde desta terça-feira (26) começou com muita chuva em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Alguns bairros, como Alto do Moura, Luiz Gonzaga e Sítio Murici registraram chuva de Granizo. A situação pegou muita gente de surpresa, que espalhou, nas redes sociais, vídeos, fotos e áudios do fenômeno.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a chuva de granizo é causada por um tipo de nuvem que tem grande crescimento vertical. Em alguns casos, ela são tão grandes que saem da troposfera e chegam à estratosfera.

Esse tipo de nuvem é mais pesada e carregada, e pode causar chuva intensa acompanhada de raios, trovões, ventos fortes e, em alguns casos, granizo, como está acontecendo em Caruaru. Fabiano Prestelo, meteorologista da Apac, explica que essas chuvas são comuns na região.

"Climatologicamente, o período chuvoso do Agreste começa no mês de março e vai até julho. São os meses mais chuvosos do ano. Então, durante essa época, é muito comum ter chuvas fortes, até porque em toda a região Nordeste as chuvas têm essa característica, de durarem pouco tempo e serem intensas."

Na tarde de segunda (25), também teve muita chuva e ventos fortes em Caruaru. A situação assustou moradores de vários bairros. O meteorologista ainda faz o alerta sobre as chuvas no Agreste.

"Como é uma situação que pode causar danos, seja por causa do vento forte ou até pela questão do granizo, o recomendável é as pessoas evitarem ficar em campos abertos, até porque, além do granizo, pode ocorrer raios também. Então, procurar ficar abrigadas até a chuva passar."