MOBILIDADE

Metrô terá intervalos de até sete minutos no dia do Galo da Madrugada

Segundo a CBTU, o efetivo de trens será reforçado nos horários de pico para atender os foliões

Fellipe Leandro
Fellipe Leandro
Publicado em 27/02/2019 às 23:44
Roberta Soares/JC
FOTO: Roberta Soares/JC

Por meio de coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira (27), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou o esquema especial do metrô do Recife para o Galo da Madrugada. A operação contará com reforço no quantitativo de funcionários e de trens nos horários de picos, das 8h às 10h e a partir das 16h.

Conforme divulgado pelo órgão, todas as linhas irão operar em seu horário normal, com pequenas especificidades de uma para outra. A Linha Centro irá funcionar das 05h às 23h, com intervalo de cinco minutos nos horários de pico, tanto na ida quanto na volta.

Os trens da Linha Sul irão funcionar das 05h às 23h, com intervalo de sete minutos. Porém, das 14h às 20h, as estações da linha estarão fechadas para embarque, disponível apenas para desembarque dos passageiros. Dentro deste período, os passageiros poderão embarcar nas estações Recife ou Joana Bezerra. A Linha VLT terá funcionamento das 05h às 20h. Como acontece com a Linha Sul, a linha VLT, a partir das 14h, funcionará apenas para desembarque.

Segundo a CBTU, 154 maquinistas trabalharão nas linhas no Sábado de Zé Pereira. Contando com os funcionários que farão o acompanhamento dos maquinistas e que trabalharão na segurança nas estações serão 1370 colaboradores atuando no dia do evento. De acordo com o órgão, o número é quatro vezes maior que o usado nos dias normais.

Ouça os detalhes com Nathália Hermosa

Ouvidoria Social

Na mesma coletiva de imprensa, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude informou que vai instalar núcleos da Ouvidoria Social para o Carnaval do Recife. Segundo o órgão, o objetivo da ação é "assegurar os direitos dos diversos segmentos sociais".