CARNAVAL 2019

Blocos tradicionais e estreantes animam os foliões em Olinda

Entre os tradicionais, o bloco da Lama e os Ceroulas foram os mais procurados pelos foliões

Fellipe Leandro
Fellipe Leandro
Publicado em 02/03/2019 às 15:59
Bobby Fabisak/ JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/ JC Imagem

Vários blocos tradicionais e outros estreantes passaram nas ladeiras de Olinda neste sábado (2) garantindo a alegria de milhares foliões.

Muito procurado pelos foliões pernambucanos, o Bloco da Lama se concentrou, na manhã deste sábado, em frente ao Mosteiro de São Bento, no Varadouro. A proposta da agremiação é dançar o frevo melado com argila. O bloco fez uma homenagem à figura Choco Science e ao movimento Mangue Beat.

Ceroulas

Um dos mais famosos e tradicionais blocos de Olinda, o Ceroulas saiu na tarde deste sábado às 16h da rua do Sol e percorreu o as principais vias do Sítio Histórico. Com quase 60 anos de existência, apenas homens eram permitidos desfilar nas décadas de 1960 e 1970, mas hoje as mulheres também participam do bloco.

Esta é a primeira vez que o Ceroula desfila sem a presença de Antônio Aurélio Sales, o Cabela, um dos fundadores do bloco, falecido em dezembro do ano passado aos 79 anos e homenageado pela prefeitura.

Madrugada

Às 4h de amanhã, a dica para quem tiver fôlego após Ceroula e o Homem da Meia Noite, é seguir o Cariri Olindense. Aos 98 anos, o bloco é quem fica responsável por declarar aberto o Carnaval de Olinda. “Nasci e me criei no Guadalupe, ao lado do Cariri. É lindo ver a saída, cheio de gente, com o dia raiando. Muitos amigos e familiares vêm pra minha casa acompanhar”, afirma a doméstica Rosa Maria da Silva, 64 anos, que aproveita o movimento para faturar vendendo bebidas na frente da residência..