IRREVERÊNCIA

Tom político dá a cor de fantasias no Galo da Madrugada

No Galo da Madrugada, protestos contra o prefeito de Camaragibe e ironia às suspeitas de uso de candidaturas laranjas pelo PSL

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/03/2019 às 11:48
Brenda Alcântara/ JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/ JC Imagem

Aproveitando a folia para protestar, neste sábado (2), um grupo de pernambucanos decidiu se fantasiar de "laranja" em referência às suspeitas de uso de candidaturas laranjas pelo PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

"A ideia da gente era fazer um protesto diante de tanta loucura que está esse governo. Todo mundo que passa já pergunta: 'cadê o Queiroz?'", disse o folião Fabiano de Olinda. O grupo participa do desfile do Galo da Madrugada, que toma as ruas da área central do Recife.

Confira as fantasias:

Brenda Alcântara/ JC Imagem
Grupo ironiza esquema que utilizava laranjas na campanha do PSL - FOTO:Brenda Alcântara/ JC Imagem
Brenda Alcântara/ JC Imagem
Grupo ironiza esquema que utilizava laranjas na campanha do PSL - FOTO:Brenda Alcântara/ JC Imagem
Brenda Alcântara/ JC Imagem
José Bezerra Silva Filho interpreta Lula desde 2002 - FOTO:Brenda Alcântara/ JC Imagem
Brenda Alcântara/ JC Imagem
José Bezerra e Marco Antônio Lins fantasiados dos ex-presidentes Lula e Dilma, respectivamente - FOTO:Brenda Alcântara/ JC Imagem
Brenda Alcântara/ JC Imagem
Vendedor Jalber Candido ironiza polêmica envolvendo prefeito de Camaragibe - FOTO:Brenda Alcântara/ JC Imagem

Comissionados na folia

Já o vendedor Jalber Candido, de 38 anos, fez um protesto contra o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira. O chefe do executivo municipal ganhou projeção nacional após gravar áudios ameaçando cargos comissionados para que eles comparecessem ao show de sua noiva. Jalber carregava uma placa em que afirmava que só foi para o Galo da Madrugada porque foi obrigado, por ser ‘cargo comissionado’ da municipalidade.

“É uma vergonha no nosso Brasil”, afirmou, reclamando que o cancelamento do carnaval de Camaragibe acabou prejudicando o comércio informal. Morador da cidade, ele contou que não votou em Demóstenes.

Ex-presidentes na folia

O ex-presidente Lula também foi tema de fantasia. Interpretando o petista desde 2002 no Galo da Madrugada, José Bezerra Silva Filho, 60 anos, já é figura conhecida no carnaval de Pernambuco. Esse ano, no entanto, ele cogitou desistir de sair neste sábado (2), por conta do falecimento do neto do ex-presidente. "Há 14 anos faço Lula, já tive encontro com ele mesmo e ele achou maravilhoso. Continuarei fazendo enquanto tiver vida. Fiquei muito trite ao ponto de não vir (ao saber da morte), mas estava tudo programado com o teatro que faço parte. Então desejo paz e que Deus conforte o coração dele e toda família com esse sofrimento", comentou o folião.

Aos sete anos, Arthur Araújo Lula da Silva, morreu nessa sexta-feira (1º), em decorrência de uma meningite meningocócica. Lula foi liberado pela Justiça para acompanhar o velório.

Através da atuação de Marco Antônio Lins da Santos, 40 anos, a ex-presidente Dilma Rousseff também marcou presença no Galo da Madrugada. Ele dá vida à ex-presidente no Carnaval desde 2010. "Apesar de tudo, o povo tem um carinho imenso, estamos em toda a folia caracterizando nossa ex-presidente Dilma. E comecei a votar no PT depois que Dilma foi candidata e aderi ao PT até hoje", comentou.