JUDICIALIZAÇÃO

Mãe tenta transferência de filho com hidrocefalia para unidade especializada há 6 meses

O bebê, que nasceu com hidrocefalia, está na UTI neonatal da Maternidade da Encruzilhada

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/03/2019 às 14:00
Reprodução/ Google Street View
FOTO: Reprodução/ Google Street View

Uma mãe luta pela saúde do filho, que tem hidrocefalia. Há seis meses, quando nasceu o pequeno Samuel Bruno, a dona de casa Joana d’Arc vive o drama de não conseguir a transferência da criança da UTI neonatal da Maternidade da Encruzilhada, para a UTI de outros hospitais públicos com especialistas em neurocirurgia e em doenças pulmonares.

De acordo com Joana, ela chegou a recorrer à justiça, que teria concedido três liminares solicitando a transferência de Samuel. Mesmo assim, o menino continua sendo recusado nos leitos de unidades hospitalares do estado. A mãe afirma que o caso de Samuel é grave e que ele está quase irreconhecível.

Joana está desempregada e conta com a ajuda da mãe, Roseane de Oliveira, que sai do bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife, para ajudar a filha e o neto. A avó não esconde insatisfação com a falta de atendimento a Samuel, e torce pela melhora da criança.

Confira os detalhes na reportagem de Thiago Barreto:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi procurada, por meio da assessoria, mas até o momento não se pronunciou a respeito do caso.

O que é hidrocefalia?

Hidrocefalia é o acúmulo de líquido no cérebro. Este líquido, chamadoliquor ou líquido cefalorraquidiano, é produzido pelo próprio cérebro e circula por todo o sistema nervoso central, inclusive pela coluna vertebral, retornando ao cérebro para ser reabsorvido.

A função do liquor é proteger e hidratar o cérebro e a medula espinhal. Porém, quando há algum distúrbio na produção, circulação ou absorção desse líquido, pode surgir a hidrocefalia. A grande maioria dos casos de hidrocefalia ocorre devido a problemas na absorção do liquor, o que aumenta a quantidade de líquido no interior do cérebro.