MARÇO AMARELO

Campanha Março Amarelo alerta mulheres sobre a endometriose

A doença tem ligação com os hormônios femininos e pode também prejudicar a gravidez

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 11/03/2019 às 10:22
Reprodução da internet
FOTO: Reprodução da internet

O mês de março marca a campanha “Março Amarelo”, que trata da conscientização sobre a doença da endometriose, que ataca as mulheres e acomete o útero. A doença tem ligação com os hormônios femininos e pode também prejudicar a gravidez.

O ginecologista Mauro Aguiar fala sobre a doença. “A endometriose é uma doença benigna caracterizada pela presença de um tecido chamada endométrio que só deveria existir dentro da cavidade uterina. Na endometriose, esse tecido começa a surgir em outros locais fora do útero, no ovário e no intestino. A presença desse tecido no lugar errado faz com que essas pacientes desenvolvam essa doença”, explicou.

O médico fala também sobre os sintomas da doença. “A endometriose é dita como silenciosa porque seus sintomas muitas vezes são confundidos pela paciente e pelo médico geral. A paciente que tem a doença normalmente tem um quadro muito típico de dor ao menstruar, essa dor é progressiva e vai se tornando incapacitante com o tempo, mas na nossa sociedade é muito comum a mulher julgar que a cólica menstrual é um sintoma normal, que não tem ligação com doença e isso atrasa o diagnóstico”, afirmou.

A endometriose pode afetar a gravidez. “Acredita-se que metade das pacientes que tenham infertilidade sem causa aparente, na verdade elas têm endometriose e é uma doença que é muito sacrificante para a qualidade de vida da mulher nesse sentido, porque ela além de ter uma vida dificultada pela dor, também tem uma dificuldade para realizar o sonho de ser mãe”, finalizou.

Recomendações

Diante de sintomas de cólica menstrual ou dificuldade de engravidar, a recomendação é que a mulher procure um ginecologista para que possa ser tratada de forma adequada.

Casos diagnosticados

Só no Brasil, já foram diagnosticados anualmente mais de seis milhões de casos da doença.