HOLIDAY

Moradores do Edifício Holiday começam a deixar o prédio

Condomínio está sem fornecimento de energia devido a situações precárias do sistema elétrico

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 11/03/2019 às 11:17
Fotos: Ezequiel Quirino/TV Jornal
FOTO: Fotos: Ezequiel Quirino/TV Jornal

Os moradores do edifício Holiday, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, estão deixando o prédio devido à falta de energia no local. O edifício teve sua energia desligada após uma pane elétrica no sistema, que causou um apagão. A Celpe decidiu não religar a energia por conta das condições precárias das instalações elétricas.

Até domingo (10) mais de 30 inquilinos já tinham deixado o edifício. Em nota, a Celpe informou que energia elétrica só será restabelecida quando forem feitas as correções necessárias do sistema elétrico do prédio.

O advogado dos moradores, Williams Miguel, recorreu da decisão judicial da Celpe na tentativa de derrubar a liminar que autorizou o desligamento de energia do edifício inteiro onde moram mais de 3 mil pessoas.

O advogado explica como está a situação da tentativa de derrubar a liminar. “Em tese, a Celpe tem a liminar e nós recorremos da decisão, estamos aguardando para que o juiz possa despachar esse recurso para que possamos saber quais as próximas medidas a serem tomadas. Como o juiz não tem prazo, ele não julgou até o momento e estamos aguardando esse recurso. Hoje teremos uma reunião com juiz para poder agilizar a situação dada a urgência do caso”, afirmou.

De acordo com a Celpe, o prédio se encontra em situação precária e sérios problemas podem ser causados caso a energia seja religada. Sobre a segurança do prédio, o advogado defende os moradores. “Não estamos querendo negar que existem essas falhas, mas o transtorno maior é que são 3 mil pessoas para serem retiradas de suas casas. Sem falar das pessoas que estão relutantes a sair”, explicou.

Liminar

De acordo com Williams Miguel, caso consiga derrubar a liminar da Celpe para manter o edifício sem o fornecimento de energia elétrica, vai solicitar o restabelecimento da energia de forma imediata, porém não tem como afirmar de forma precisa quando a energia será religada.

Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que, amparada por determinação judicial da 2ª Vara Cível da Capital, não promoverá a religação do Edifício Holiday, em Boa Viagem. A decisão foi tomada em função das condições precárias das instalações elétricas do prédio, que apresentam risco iminente de incêndio e acidentes envolvendo energia elétrica.

A Celpe reforça que a medida foi adotada com a finalidade exclusiva de resguardar a vida dos moradores do Edifício Holiday. Com relação a pessoas mais idosas e com dificuldade de locomoção, em caso de um incêndio proveniente de um eventual curto-circuito nas instalações internas, os moradores com mobilidade comprometida seriam os primeiros a serem afetados. Como empresa socialmente responsável, a concessionária reafirma o compromisso de colocar a vida dos clientes em primeiro lugar.

A empresa reitera que não realizou ação de suspensão do fornecimento de energia no residencial. Na última quarta-feira (06), uma ocorrência nas instalações internas do edifício, que também afetou a rede elétrica, provocou a interrupção no fornecimento do prédio. O fornecimento de energia será restabelecido tão logo o condomínio promova as correções elétricas necessárias e apresente condições seguras para os moradores, conforme prevê a legislação do setor elétrico nacional.