BOA VIAGEM

Moradora do Holiday lamenta situação e diz que nunca pensou que precisaria de doações

O Edifício Holiday está sem água e sem energia há uma semana e moradores precisaram ser retirados do local

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 13/03/2019 às 15:12
Ezequiel Quirino/ TV Jornal
FOTO: Ezequiel Quirino/ TV Jornal

Uma vistoria da Secretaria Executiva de Defesa Civil aponta risco de desabamento no Edifício Holiday, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Em nota, o órgão informou que realizou ao longo dos anos onze fiscalizações no prédio, sendo a última no dia 4 de janeiro de 2019. De acordo com a Defesa Civil, o laudo afirma que o edifício precisa de manutenção, mas que é possível reverter os problemas estruturais.

A Defesa Civil informou ainda que realiza vistorias quando solicitadas por órgãos ou pelos próprios moradores. Quando o laudo é concluído, ele é encaminhado para os órgãos competentes para que realizem as notificações necessárias. Os problemas enfrentados pelos moradores do Edifício Holiday continuam: já são 8 dias sem energia e água.

Nesta terça (12) e quarta-feira (13), parte da fiação exposta foi removida, com o apoio do engenheiro industrial Lupercio Luizines, que mora próximo ao edifício. Segundo o engenheiro, os reparos são necessários. “Entrei em contato com o síndico e falei para ele: se o problema é na parte da engenharia, pode contar comigo. Eu sei que as pessoas que moram aqui são humildes, carentes. Nós temos idosos, crianças”, contou.

Nos últimos dias, moradores do Holiday têm recebido doações de alimentos e água. Dona Ana mora no prédio há 10 anos. Segundo a moradora, ela sempre trabalhou duro e nunca imaginou precisar de doações para sobreviver. “Eu nunca pensei em receber uma água mineral ou uma feira básica. Isso eu não quero para mim e nem para ninguém. Prefiro ficar sem emprego do que sem casa”, desabafou. “Eu espero que minha patroa entenda e não dê baixa na minha carteira", falou a moradora.

Situação de moradores é acompanhada

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos informou que também encaminhou, na manhã desta quarta, uma equipe técnica do Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa ao Edifício Holiday, em Boa Viagem.

A equipe fez um levantamento do perfil socioeconômico dos idosos que residem no local a fim de identificar e avaliar as necessidades. Ainda na manhã desta quarta-feira, os vereadores que fazem parte da comissão criada na Câmara Municipal, visitaram o local para conhecer de perto a situação do Edifício Holiday para tentar intermediar alguma ajuda para os moradores.