Saúde

Dia Mundial do Rim conscientiza sobre as doenças renais

Médico nefrologista explica a importância de se realizar exames que identifiquem problemas nos rins

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 14/03/2019 às 8:34
TV Jornal
FOTO: TV Jornal

Este ano, o Dia Mundial do Rim se propõe a aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença das doenças renais em todo o mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, estima-se que haja, atualmente, no mundo, 850 milhões de pessoas com doenças renais decorrentes de diversas causas.

Nesta quinta o médico Frederico Cavalcanti, coordenador do serviço de nefrologia do Hospital Português, dá as principais orientações para prevenir as doenças renais.

“Esse é um dia importante. Cuide bem da sua pressão arterial, olhe sua glicose, se você é diabético Tomar líquido de forma adequada, praticar atividades físicas regulares, evitar a obesidade, não fumar, e, em especial, peça ao seu médico para checar sua função renal através do exame de creatinina. Muitas vezes, a doença renal crônica é silenciosa, não dá sintomas. Nas fases iniciais, só o exame de creatinina é capaz de detectar”, afirmou o médico.

Água

O nefrologista também alertou sobre a importância de se manter hidratado e beber água, ajudando o funcionamento dos rins. “Nós vivemos numa região tropical, perdemos muito líquido só pelo calor, pelo suor. Então ninguém deve tomar menos de dois litros e meio de água por dia. De preferência, água pura. Ao longo do dia, dividido em diversos horários, para que a gente esteja sempre bem hidratado.”