AEROPORTO

Investimento inicial para leilão do Aeroporto do Recife passa dos R$800 mi

O Aeroporto de Recife será leiloado junto com os de Aracajú, Maceió, João Pessoa, Campina Grande e Juazeiro do Norte

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 14/03/2019 às 14:23
Foto: Arnaldo Carvalho / JC Imagem
FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho / JC Imagem

O leilão do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife, está marcado para esta sexta-feira (15), às 10h. Organizado pelo Governo Federal, o pregão vai conceder à iniciativa privada a gestão de 12 aeroportos do país. O Terminal do Recife faz parte do Bloco Nordeste, que inclui também os aeroportos de Aracajú, Maceió, João Pessoa, Campina Grande e Juazeiro do Norte.

A empresa vencedora da concorrência vai administrar o conjunto de aeroportos pelos próximos 30 anos. O investimento inicial, para o aeroporto do Recife, passa dos R$800 milhões, mas algumas pessoas questionam porque esse valor é inferior ao que foi investido nos principais concorrentes, os terminais de Fortaleza e Salvador.
Para o economista Jorge Jatobá, a demanda por investimentos no aeroporto do Recife é menor, se comparado às outras capitais. “A razão é que Recife já tem uma boa infraestrutura. O aeroporto é relativamente novo comparado com Fortaleza e Salvador é muito superior, então a necessidade de investimento é bem menor

Melhor do Nordeste

No ano passado, o Aeroporto Internacional dos Guararapes foi considerado o melhor do Nordeste pelo Ministério dos Transportes. Em 2018, ele recebeu mais de 8 milhões de passageiros.