GRANDE RECIFE

MPPE investiga denúncia de estocagem de ônibus com ar condicionado

Os ônibus novos estariam sendo estocados há mais de um ano

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 15/03/2019 às 14:50
Foto: Divulgação/FLTP
FOTO: Foto: Divulgação/FLTP

Um procedimento foi instaurado pelo Ministério Público de Pernambuco para investigar uma denúncia de estocagem de ônibus equipados com ar-condicionado, por empresas que operam no Recife e Região Metropolitana.

De acordo com o promotor do Transporte do Ministério, Humberto Graça, o processo foi estabelecido após uma denúncia da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco. O grupo afirma que as empresas estariam estocando ônibus novos nas garagens há um ano, que deveriam estar em circulação.

Segundo o promotor, a investigação ainda tem o objetivo de averiguar se os consórcios atendem ao índice de renovação da frota. Este item compõe o cálculo para composição da tarifa, que subiu 7,07% em fevereiro, dias antes do carnaval. “A investigação vai averiguar se as estocagens estão regulares ou não, porque se esses ônibus foram comprados em relação a renovação da frota prevista pelo órgão gestor e esse órgão foram colocados em operação por algum motivo, aí tem uma irregularidade”, explicou.

De acordo com o coordenador da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco Pedro Josephi, a denúncia foi baseada no que o grupo viu nas garagens das empresas. “Fomos nas garagens de ônibus da Metropolitana e da Caxangá e verificamos a quantidade de ônibus com o ar-condicionado parados há um ano. Esses ônibus deveriam estar em circulação, porque é a garantia da melhoria na qualidade do serviço”, finalizou.

Embora já exista uma Lei Estadual, nº 15.293, de maio de 2014, que determina que as linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI) devem ser equipadas com ar-condicionado e que as demais linhas de ônibus teriam a climatização de forma gradual, na manhã desta sexta-feira (15), foi realizada uma audiência pública para discutir o projeto de Lei Municipal, nº 360, de 2017. A proposta determina a instalação de ar condicionado em todos os coletivos que circulam no Recife. O projeto de lei, discutido na câmara do recife, foi proposta pelo vereador Alcides Teixeira Neto.