MEIO AMBIENTE

Grupo encontra baleia morta com 40 kg de plástico no estômago

Em um comunicado no Facebook, o grupo D'Bone Collector Museum declarou que foi a maior quantidade de plástico que já registrou em uma baleia

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/03/2019 às 15:39
D' Bone Collector Museum Inc/ Facebook
FOTO: D' Bone Collector Museum Inc/ Facebook

Uma baleia foi encontrada morta com 40 quilos de plástico em seu estômago, em Mabini, na costa das Filipinas. O animal, da espécie bicuda de Cuvier, morreu de desidratação e inanição e vomitou sangue antes de morrer e foi resgatado no sábado (16).

O caso foi divulgado no Facebook do grupo D'Bone Collector Museum, organização que visa educar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente. O biólogo marino Darrell Blatchley, fundador da organização, disse que havia tantos sacos plásticos no estômago do animal que alguns começaram a se calcificar.

Segundo o especialista, a baleia não consome água do oceano, mas obtém a água dos alimentos que come. Como o animal não era mais capaz de consumir grandes quantidades de comida devido ao plástico ingerido, ele morreu de desidratação e fome.

Lista de plásticos

Biólogos encontraram plásticos de vários tipos no estômago do animal
Biólogos encontraram plásticos de vários tipos no estômago do animal
D' Bone Collector Museum Inc./ Facebook

Em um comunicado no Facebook, a organização declarou que foi a maior quantidade de plástico que já registrou em uma baleia. O animal engoliu sacos de arroz e várias sacolas de compras. A lista com todo o material encontrado no organismo da baleia será apresentada nos próximos dias.

Confira a postagem: