CHUVAS

Segundo a Apac, período de chuva persistirá pelos próximos três meses

Ainda de acordo com a Apac, a cidade que teve maior incidência de chuva foi Jaboatão dos Guararapes

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 28/03/2019 às 14:35
Foto: Margarida Azevedo/JC
FOTO: Foto: Margarida Azevedo/JC

O período de chuvas já começou na Região Metropolitana do Recife e, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o clima chuvoso vai persistir pelos próximos três meses. O balanço foi divulgado durante reunião, que contou com a presença de meteorologistas da Apac, representantes da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra) e de outros centros de meteorologia do Nordeste.

Patrício Oliveira, gerente de meteorologia da Apac, esclarece como será o período de chuvas no estado. “Nós começamos o período chuvoso agora, começa em abril e vai até a primeira quinzena de agosto, no Sertão infelizmente termina em maio. O mês de mais chuva para o Sertão é o mês de abril”, explicou.

Para a Região Metropolitana, o gerente afirma que o nível de precipitação esperado é o normal. “A previsão para os três meses é de que teremos um inverno normal. Em média, chove em torno de 900 mm e nós acreditamos que vai ser essa quantidade”, finalizou.

Sobre os raios e trovões, que têm sido frequentes este ano, a explicação é um tanto quanto científica: acontece que a temperatura na região está muito alta. Quando a umidade da nuvem entra em contato com a atmosfera há uma troca de cargas elétricas. A corrente gerada é descarregada, e com isso, forma os raios.

Nas últimas 24h, a cidade que teve maior incidência de chuva foi Jaboatão dos Guararapes. Foram 89 milímetros no centro do município.
A recomendação é para que as pessoas que vivem próximas a zonas de risco fiquem atentas aos próximos dias.