PROTESTO

Taxistas realizam manifestação no Recife nesta segunda-feira

Segundo os taxistas, a legislação que regulamenta os apps de transporte no Recife ainda não está sendo cumprida

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 01/04/2019 às 8:47
Foto: Juliana Oliveira/Rádio Jornal
FOTO: Foto: Juliana Oliveira/Rádio Jornal

Um grupo de taxistas saiu em carreata na manhã desta segunda-feira (1º), pela Agamenon Magalhães, em direção à Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife. Segundo a categoria, a manifestação pede o cumprimento da lei que aprova a regulamentação dos aplicativos de transporte na capital pernambucana, sancionada em 2018.

A concentração ocorreu por volta das 8h na frente do Classic Hall, em Olinda, Grande Recife. De acordo o taxista Valmir Teixeira, representante da categoria, o grupo acredita que a Prefeitura do Recife não vem cumprindo o acordo feito com os taxistas. "Não estão cumprindo as leis. Os taxistas estão sofrendo desde 2016. Viajamos para Brasília seis vezes, a favor do PL para regulamentar os aplicativos. Queremos que o prefeito cumpra a Lei 18.528/18", afirmou Valmir.

Ainda segundo ele, a Prefeitura não está fiscalizando os motoristas de aplicativo de transporte. "Os taxistas, para usarem os táxis, têm que fazer curso, ter atividade remunerada na carteira de habilitação, recadastrar nossos carros. Temos que estar legalizados perante a lei e queremos o cumprimento da lei", acrescentou.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran PE) e a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) acompanham a manifestação.

Lei 18.528/2018

A lei 18.528/2018, que regulamenta os aplicativos de transporte como Uber e o 99Pop, foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Geraldo Julio no dia seguinte à aprovação.