ANIVERSÁRIO

Jornal do Commercio completa 100 anos de compromisso com a verdade


O JC está presente em todas as plataformas: jornal impresso, rádio, televisão, conteúdo digital e redes sociais

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 02/04/2019 às 15:18
Léo Mota / JC Imagem
FOTO: Léo Mota / JC Imagem
Leitura:

Nesta quarta-feira (3), o Jornal do Commercio comemora seu centésimo aniversário. A publicação, que mantém leitores informados todas as manhãs, há quase um século, é fruto do trabalho de um time de profissionais que age de forma integrada para levar o melhor conteúdo aos consumidores, em todas as plataformas: jornal impresso, rádio, televisão, conteúdo digital e redes sociais.

A marca do JC está presente em todos os veículos e o comprometimento com os fatos e com o desenvolvimento de Pernambuco fazem parte da missão do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

História

Ao longo dos 100 anos, além de todo o prestígio contemplado com inúmeras conquistas e prêmios, o JC superou diversos obstáculos, como crises econômicas e censuras. No ano de 1987, o jornal chegou à beira da falência e ficou fora das bancas por 40 dias, devido a uma grande crise financeira.

O diretor que assumiu o JC logo após o período de turbulência, Ivanildo Sampaio, falou sobre sua estratégia para reerguer o jornal "Quando assumi, eu não tinha com quem trabalhar. Então, eu fui até a universidade e convidei os alunos mais talentosos, segundo referências dos coordenadores do curso, para virem trabalhar comigo, como estagiários. Com isso, consegui trazer uma equipe muito talentosa de jovens", disse Ivanildo, que atualmente integra o Comitê do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

Até os dias atuais, o SJCC ajuda na formação dos novos jornalistas, integrando estagiários na equipe, e mantém o papel essencial do jornalismo em uma sociedade democrática.

Comprometimento

O empresário e presidente do JC, João Carlos Paes Mendonça, investiu no jornal e manteve viva uma peça que ele próprio considera essencial na imprensa pernambucana e do país. "Nossa obrigação e dever é servir a sociedade. Nós não somos nem governo, nem oposição. Nós somos sociedade. Continuamos, esse tempo todo, nos aprimorando para cumprir o nosso papel: Servir a Pernambuco, ao Nordeste e ao Brasil, sempre com foco na sociedade", disse Paes Mendonça.

Futuro

Os desafios continuam no presente e, quanto ao futuro, existe uma certeza: A missão de contar e fazer histórias permanecerá. "Não sei exatamente como será o futuro, mas posso afirmar que o Jornal do Commercio estará lá", assegurou o diretor de redação do JC, Laurindo Ferreira.

Renúncia é uma palavra que não existe no dicionário do Sistema Jornal do Commercio e Comunicação "Desistir? Nunca. Nós temos que nos modernizar e lutar contra as dificuldades que enfrentamos, fazendo um trabalho forte para que o sistema sobreviva e continue servindo aos leitores, telespectadores e ouvintes, porque não somos só um jornal, nós somos um sistema", afirmou João Carlos Paes Mendonça.

Comemoração

Na tarde da segunda-feira (1º), foi comemorado antecipadamente o aniversário de 100 anos do Jornal do Commercio. O presidente do SJCC , João Carlos Paes Mendonça, esteve presente na celebração e comemorou junto aos jornalistas e funcionários. Teve parabéns e corte do bolo de aniversário. Paes Mendonça discursou sobre a importância do jornal na defesa dos interesses dos pernambucanos. O JC é o segundo jornal mais antigo em circulação no Estado e um dos jornais mais antigos do país, fundado em 03 de abril de 1919.


Mais Lidas