DOE SANGUE

Estoque de sangue do Hemope se encontra em estado crítico

O banco de sangue apresenta menos de 30% do número ideal e afeta a realização de cirurgias

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 05/04/2019 às 13:50
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Os estoques do banco de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) estão em estado crítico. O estoque de bolsas é considerado crítico quando há menos que 30% do número ideal disponível no banco de sangue. O ideal é que 600 bolsas sejam captadas diariamente, para que todos os tipos sanguíneos fiquem em situação estável.

Segundo a assistente social do Hemope, Gabriela Ortega, quase todos os tipos de sangue apresentam uma baixa no estoque. “Todos os tipos sanguíneos estão em estados bem críticos, apenas o b- não está. Estamos passando por uma situação bem complicada com relação a reposição no estado e nós convocamos a população para nos ajudar nessa corrente do bem”, pediu Gabriela.

Confira os detalhes na matéria de Yuri Nery:

Desde a campanha realizada no carnaval deste ano, o número de bolsas coletadas caiu 30% do índice considerado ideal. O baixo nível do estoque de sangue tem afetado a realização de cirurgias eletivas, destaca Gabriela Ortega. “Várias cirurgias estão sendo canceladas por falta de sangue e nós temos uma demanda reprimida quando nós tivermos as condições de atender as demandas dos hospitais”, finalizou.

Doe sangue

Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde. Além de apresentar um documento original com foto. O Hemope funciona das 7h15 às 18h30, de segunda a sábado, inclusive nos feriados, na Rua Joaquim Nabuco, no bairro das Graças.