PROTESTO

Manifestação em defesa do ex-presidente Lula ocorre neste domingo no Recife

O ato em defesa do ex-presidente Lula acontece a partir das 15h, na Praça do Marco Zero, área central da cidade

Arlene Carvalho
Arlene Carvalho
Publicado em 06/04/2019 às 9:25
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Uma manifestação pela liberdade imediata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso há um ano, está marcada para o próximo domingo (7), nas ruas do Bairro do Recife. Além da capital pernambucana, a mobilização ocorre em mais 35 cidades pelo mundo.

No Recife, o protesto deste domingo acontece a partir das 15h, na Praça do Marco Zero, área central da cidade. Está previsto um encontro de blocos e nações de maracatu.

Lideranças politicas, artistas e representantes de movimentos sociais sobem ao palco para falar em favor da liberdade de Lula. Ainda no domingo, a Praça do Derby, também na área central do Recife, torna-se um local de acampamento para um grupo de militantes que exige a imediata soltura do ex-presidente. A previsão é de que a mobilização dure três dias e tenha várias atividades.

Lula foi condenado em segunda instância a doze anos e um mês de prisão. Ele responde pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex de Guarujá, em São Paulo. Em fevereiro deste ano, a Justiça Federal na primeira instância condenou Lula a doze anos e onze meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do Sítio de Atibaia, também em São Paulo.

As duas ações estão ligadas a Operação Lava Jato. Os apoiadores do ex-presidente consideram a prisão politica e desde o ano passado realizam atos intitulados “Lula Livre”.

Vem pra Rua

Também neste domingo, o movimento Vem Pra Rua Recife promove um ato em defesa da Lava Jato. O protesto ocorre na Avenida Boa Viagem e terá como bandeiras a manutenção da prisão em segunda instância e a aprovação do pacote anticrime do Ministro Sérgio Moro.

Confira mais detalhes na reportagem de Débora Laryne: