RISCO

Comissão da Alepe visita barragem de Jucazinho nesta segunda

Além da barragem de Jucazinho, no Agreste, a comissão visitará a barragem de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte

Arlene Carvalho
Arlene Carvalho
Publicado em 08/04/2019 às 11:32
Divulgação/ Compesa
FOTO: Divulgação/ Compesa

A comissão especial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) estará nesta segunda-feira (8) no município de Surubim, Agreste do Estado, para realizar uma visita na barragem de Jucazinho. A visita ocorre quase cinco meses após o último relatório sobre segurança de barragens, divulgado no fim de novembro do ano passado pela Agência Nacional de Águas .

Jucazinho foi classificada como a única barragem de Pernambuco em situação de alerta de risco. Um desastre poderia acontecer caso a barragem atingisse sua capacidade máxima, cerca de 327 milhões de metros cúbicos.

Atualmente o reservatório acumula pouco mais de 2% do total, o que representa pouco mais de 8 milhões.

As obras de recuperação do manancial foram iniciadas após o Carnaval e estão sendo executadas pela empresa Sucesso Construtora com sede em Fortaleza, no Ceará. A visita da comissão a Jucazinho deve contar com a presença de representantes do Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DNOCS) e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

O grupo da Alepe é formado por dez parlamentares, entre eles o Antônio Moraes (presidente), Tony Gel (vice-presidente) e Romero Sales (relator).

Lagoa do Carro

Além de Jucazinho, a comissão visita também a barragem de Lagoa do Carmo, que antes era conhecida como Barragem de Carpina, na Zona Norte do Estado.

Confira os detalhes na reportagem de Alfredo Neto: