CAMPANHA

Abril Marrom conscientiza sobre os cuidados com a saúde dos olhos

O movimento Abril Marrom enfatiza a prevenção, diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação da cegueira

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 10/04/2019 às 17:01
Foto: Divulgação
FOTO: Foto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde dos olhos, a campanha Abril Marrom enfatiza a prevenção, diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação da cegueira.

A oftalmologista Raiana Rangel explica que a cegueira pode ser evitada e, em alguns casos, como na retinopatia diabética, até revertida. “Em relação à diabetes no olho, que chamamos de retinopatia diabética, ela pode ser prevenida e controlada por meio do controle glicêmico, com o acompanhamento de um endocrinologista ou um clinico geral, e por meio do acompanhamento oftalmológico periódico, que através do exame nós conseguimos diagnosticar, tratar e evitar o avanço da doença, que pode levar à cegueira”, disse.

Confira os detalhes na entrevista:

Exame de rotina

Dados de pesquisa realizada pelo Ibope revelam quem um terço dos brasileiros acima dos 16 anos nunca foi ao oftalmologista. A doutora Raiana Rangel faz um alerta de quando os pais devem começar levar seus filhos ao oftalmologista ainda na infância. “O primeiro contato com o oftalmologista é o teste do olhinho, ideal que seja feito ainda no primeiro mês de vida do bebê. É um teste de triagem que serve para identificar as crianças que nasceram com algum tipo de problema na visão”, afirma.

A campanha também faz alerta sobre a catarata e o glaucoma, doenças que mais acometem pacientes com a perda da visão no Brasil.