DESCASO

Criança passa por cirurgia para retirar mais de 100 larvas da nuca

Segundo informações do hospital, o ferimento causado pelas larvas no couro cabeludo da criança causou encefalite

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 11/04/2019 às 15:09
Reprodução/ Google Street View
FOTO: Reprodução/ Google Street View

O Conselho Tutelar do Recife decidiu por fazer o acolhimento institucional da menina de apenas um ano e dez meses que precisou fazer uma cirurgia para retirar da nuca mais de 100 larvas. De acordo com o conselheiro Ozéias Paulo, que acompanha o caso, os pais violaram os três deveres básicos dos responsáveis por menores: cuidar, educar e proteger.

O conselheiro tutelar informou também que a bebê deu entrada no Hospital Infantil Maria Lucinda, no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife, no dia 03 de abril, com uma infestação de larvas de mosca, em um ferimento na nuca. Chocados com o descaso com a criança, médicos do hospital acionaram o Conselho Tutelar do Recife.

Segundo informações do hospital, o ferimento no couro cabeludo causou encefalite, uma inflamação no cérebro que pode causar danos permanentes. Segundo o conselheiro Ozéias Paulo, a inflamação causou uma grande perfuração na cabeça da bebê.

Confira os detalhes na reportagem de Felipe Rocha:

Conselho apura situação da família

Depois de apuração do conselho e investigação da realidade da família responsável pela menina, foi constatado que a criança mora com outros seis irmãos no bairro da Macaxeira, na Zona Norte da capital pernambucana. Os cartões de vacinas dos menores estão desatualizados. Na unidade de saúde da família que atende o bairro onde a família reside, a última visita da mãe foi há dois anos.

O conselho também constatou que três dos irmãos da menina, não estudam há pelo menos dois meses. O conselho tutelar do Recife está avaliando o destino dos irmãos da menina. Segundo o conselheiro responsável pelo caso, o Ministério Público e o Departamento de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) serão acionados.