TRANSPORTE PÚBLICO

TI Recife começa a funcionar por integração temporal a partir do dia 22

O sistema funcionará exclusivamente para quem possui cartão VEM

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 12/04/2019 às 11:09
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A partir da próxima segunda-feira (22), a Integração Temporal que liga o Terminal Integrado do Recife vai começar a funcionar apenas para usuários de transportes públicos que tenham o cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).

Quem tiver interesse de utilizar o metrô o ônibus pagando a passagem em dinheiro, não vai mais conseguir porque o acesso será exclusivo para o cartão VEM. A partir de sábado (13), o Grande Recife já estará orientando os passageiros com várias ações educativas no terminal integrado.

Confira os detalhes na matéria de Juliana Oliveira:

Mário Sérgio Cornélio, coordenador de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte explica na prática como a mudança funcionará. “A principal intensão é estimular o uso do cartão VEM, a integração temporal é um dos modos. Nessa primeira fase que começa amanhã não vamos exigir o uso do VEM, mas vamos orientar a circulação porque irá mudar. Passaremos uma semana fazendo esse papel de orientação”, explicou.

“Desde a semana passada temos uma pessoa comercializando o cartão VEM no Terminal Integrado do Recife e também temos dentro dos ônibus os cobradores comercializando o cartão com a carga de R$10 que garantirá que os usuários adquiram esse produto sem pagar pelo cartão”, informou o coordenador.

Cartão VEM

Todo tipo de VEM será aceito e os que serão comercializados nos ônibus e terminais serão o VEM Comum que podem ser adquiridos nas máquinas instaladas em integrações ou com pessoas com máquinas POS.

Instalação das máquinas

As catracas e os validadores, que são as máquinas que liberam as catracas após aproximação do vem, já estão sendo instaladas no Terminal Integrado do Recife. No Recife já contam com outros dois terminais que já tem esse tipo de sistema, o Terminal de Cavaleiro e o terminal do Largo da Paz.