FISACALIZAÇÃO

Fiscalização de pescados no Recife é intensificada na Semana Santa

Ação da Vigilância Sanitária e do Procon Recife terá esquema de plantão na quinta (18) e sexta-feira (19)

Fellipe Leandro
Fellipe Leandro
Publicado em 15/04/2019 às 21:14
Ikamahã / PCR
FOTO: Ikamahã / PCR

A Operação Pescado, da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Recife, começou a ser intensificada no munícipio, nesta segunda-feira (15), e continua ao longo da semana. Com o intuito de fiscalizar o comércio de peixes e frutos do mar, inspetores do órgão estiveram no Mercado da Encruzilhada para assegurar a qualidade dos alimentos que têm o seu consumo aumentado durante a Semana Santa.

A ação da Visa acontecerá em esquema de plantão na quinta (18) e sexta-feira (19) em mercados públicos e supermercados da cidade. Neste período, agentes do Procon Recife também participarão das atividades para verificar a validade dos produtos, correta exposição dos preços, correspondência dos valores por quilo, bem como regulação da pesagem dos peixes e crustáceos.

O trabalho de inspeção sanitária voltado especificamente ao comércio de peixes e frutos do mar começou a ser reforçado no fim de março e levou ainda ações educativas e capacitação para os comerciantes. Nas inspeções, os profissionais da Visa Recife abordam os cuidados com a manipulação dos alimentos, o armazenamento dos mesmos, a higienização das bandejas para acondicionamento, o gelo utilizado para resfriar o pescado, entre outros pontos.

Segundo a gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa, até o momento não houve nenhuma grande autuação e as passagens pelos estabelecimentos vêm corrigindo apenas pequenos detalhes da manipulação dos pescados, como, por exemplo, o uso de bijuterias pelos funcionários.

“Isso se deve à conscientização dos trabalhadores por causa das ações que realizamos durante todo o ano. Eles têm cumprido as normas sanitárias com mais rigor”, avaliou Daniele. A gestora lembra que, em casos de não adequação às leis, os comerciantes poderão ser autuados e responderão a processo administrativo sanitário, que pode resultar em multa de R$ 40 a R$ 400 mil, além de apreensão e inutilização dos produtos.

Sandra Menezes é funcionária de uma das peixarias do Mercado da Encruzilhada há seis anos e acredita que essas ações trazem mais segurança para o seu trabalho. “É muito importante para a gente receber esse tipo de orientação porque podemos garantir uma boa mercadoria, além de repassarmos essas informações para os nossos clientes. Mostramos que os nossos produtos têm procedência, mas eles também precisam tomar cuidado com a forma como levam para casa o que compram aqui”, reforçou.

Higienização rigorosa

De acordo com uma norma técnica municipal de 2017, as peixarias devem manter rigorosa higienização diária, assim como possuir locais apropriados e recipientes para recolher os detritos, que não podem ser jogados no chão ou permanecerem sobre as mesas.

Os consumidores que observarem qualquer irregularidade no comércio de peixes e frutos do mar podem utilizar a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) para denunciar e solicitar fiscalização da Vigilância Sanitária do Recife. O telefone é o 0800 281 1520.