CONSUMIDOR

Vigilância Sanitária do Recife fiscaliza venda de peixes nos mercados

Vigilância Sanitária do Recife intensificou a fiscalização das condições de vendas de peixes e outros frutos do mar para a Semana Santa

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 15/04/2019 às 14:08
Reprodução/ TV Jornal
FOTO: Reprodução/ TV Jornal

A Vigilância Sanitária do Recife intensificou as ações educativas e de fiscalização dos peixes e outros frutos do mar para a Semana Santa. Na manhã desta segunda-feira (15), fiscais visitaram o Mercado Público da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, para avaliar as condições de manipulação e armazenamento dos produtos.

A ação tem como objetivo garantir a comercialização de alimentos seguros ao consumidor. As ações incluem também capacitação para comerciantes e inspeção sanitária nos locais de venda dos produtos. De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária, Daniele Feitosa, é preciso observar as formas como os peixes estão sendo condicionados antes de comprar.

O gelo utilizado no refrigeramento dos peixes precisar ter um selo de procedência. O consumidor também deve ficar atento às condições dos crustáceos, como camarão, muito vendido na Semana Santa, como detalha Daniele Feitosa.

Fiscalização

Durante a fiscalização, que deve ser intensificada até quinta-feira (18), os comerciantes de frutos do mar vão receber folders com orientações. Se alguma empresa ou box de mercado descumprir as normas sanitárias, será autuado e os produtos apreendidos. A multa varia entre R$ 40 e R$ 400 mil.