SEMANA SANTA

Bênção dos Santos Óleos reúne fiéis na Catedral da Sé, em Olinda

Os óleos serão usado pelas paróquias da arquidiocese nos sacramentos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos até a páscoa do próximo ano

Arlene Carvalho
Arlene Carvalho
Publicado em 18/04/2019 às 11:47
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Padres de 138 paróquias de 19 municípios de Pernambuco participaram, nesta quinta-feira (18), da Missa dos Santos Óleos, na Catedral da Sé em Olinda, Grande Recife. A solenidade, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, reuniu todo o clero arquidiocesano para a renovação das promessas sacerdotais.

Durante a missa, foi feita a consagração do óleo do sacramento da crisma e foram abençoados os óleos do atismo e o da unção dos enfermos. Este material foi dividido entre o clero arquidiocesano, vigários episcopais e bispos da arquidiocese.

Os óleos serão usado pelas paróquias da arquidiocese nos sacramentos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos até a páscoa de 2020.

Além de padres, diáconos e representantes de paróquias, a missa também foi acompanhada por vários fiéis, que fazem da presença na celebração religiosa uma tradição.

Ceia

Ainda nesta quinta, por volta das 16h, Dom Fernando celebra a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, no Bairro do Recife.

A celebração relembra a eucaristia, quando, na última ceia, Jesus entrega aos discípulos pão e vinho – que representam seu corpo e seu sangue.

Logo em seguida, acontece o ritual do lava-pés. Doze pessoas da comunidade são escolhidas para que o arcebispo lave seus pés, em referência ao momento em que jesus ensina a humildade aos discípulos, lavando-lhes os pés.

Sexta Santa

Na Sexta-feira Santa (19), o dia é marcado pelo jejum e abstinência de carne.

Às 15h, considerada a hora nona pela bíblia, Dom Fernando Saburido e os fiéis se reúnem na Catedral da Sé, em Olinda, para celebrar a paixão e a morte de Jesus Cristo.

Às 16h, acontece a procissão do senhor morto pelo Sítio Histórico de Olinda.