Saúde

Instituto dos Cegos faz 110 anos e conta com programação especial

Na manhã da próxima segunda, serão realizados no Instituto dos Cegos teste de glicose, aferição de pressão arterial e testagem para HIV, sífilis e hepatite

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 20/04/2019 às 7:43
Reprodução
FOTO: Reprodução

Na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife ofertará diversos serviços dentro das comemorações pelos 110 anos

O Instituto dos Cegos (Instituto Antônio Pessoa de Queiroz), na Zona Norte do Recife, completa 110 e, para celebrar, contará com uma programação especial. A unidade, que fica na Rua Guilherme Pinto, n° 146, nas Graças, oferecerá teste de glicose, aferição de pressão arterial e testagem para HIV, sífilis e hepatite, além de orientar as pessoas sobre várias doenças, entre elas tuberculose e hanseníase.

Os profissionais da Sesau distribuirão cartilha em braile sobre as políticas e programas da Atenção Básica à Saúde, lançada pela Prefeitura do Recife em 2017. Eles também darão orientações específicas para as pessoas com deficiência. “Um cego pode precisar da ajuda de outras pessoas para perceber, por exemplo, as manchas de hanseníase”, exemplificou a coordenadora da Política de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Mirtes Araújo. Além das ações da Sesau, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife vai emitir registros de nascimento (RG) para as pessoas atendidas no Instituto dos Cegos no próximo dia 29.

Além do Olhar

A Prefeitura do Recife desenvolve um projeto de reabilitação visual para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos com baixa visão e cegueira total, em parceria com a Fundação Altino Ventura. O Projeto Além do Olhar envolve as Secretarias de Saúde e Educação do Recife e acompanha cerca de 200 pacientes por ano nas escolas, nas residências e nas comunidade.