IMPOSTO DE RENDA

Mais de seis milhões de pessoas ainda não entregaram o Imposto de Renda

O prazo para a entrega do documento se encerra nesta terça-feira (30)

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 29/04/2019 às 14:49
Marcello Casal JrAgência Brasil
FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

Hoje é o penúltimo dia para entregar o imposto de renda. De acordo com a Receita Federal, cerca de 30% dos contribuintes ainda não fizeram a declaração. Quem ainda não enviou os dados para a Receita Federal deve ficar atento porque prazo para acertar as contas com o Leão se encerra nesta terça-feira (30).

Segundo a Receita Federal, mais de seis milhões de pessoas ainda não entregaram o documento. Só aqui em Pernambuco, 185 mil pessoas ainda não enviaram a declaração.

[PUBLICIDADE]

O superintendente adjunto da Receita Federal, José Honorato, explica o que pode acontecer com quem não declarar o imposto. “Quem não entregar a declaração pode pagar uma multa de no mínimo R$165,74 e pode variar de 1% ao mês até 20% do imposto devido”, afirmou.

O superintendente explica ainda o que deve ser feito pelo contribuinte, caso não tenha todos os documentos para a declaração. “Quem não tem a declaração completa, pode fazer a declaração com os documentos que tem, mas coloca em sua agenda para fazer uma retificadora assim que conseguir fazer os documentos. Assim ele não fica sujeito a multa”, finalizou.

Confira os detalhes na matéria de Max Augusto:

Neste ano, a prestação de contas pode ser feita de três formas: através o Programa Gerador da Declaração (PGD), disponível no site da Receita Federal www.economia.gov.br, pelo aplicativo Meu Imposto de Renda e por meio do centro virtual de atendimento, também no site da Receita Federal.

As restituições do imposto de renda vão ser feitas em sete lotes a partir de junho deste ano e seguem até dezembro.