AUDIÇÃO

Unicap oferece serviço pós-operatório para pessoas com implante coclear

O projeto irá atender pacientes de todas as idades que fizeram o implante coclear

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 03/05/2019 às 18:07
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

A Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco está com o projeto “Núcleo de Implante Coclear de Pernambuco”. A cirurgia de implante coclear ajuda pessoas com deficiência auditiva. A ação é uma alternativa ao serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é responsável por realizar o acompanhamento pós-operatório.

Devido à sobrecarga do sistema ou falta de profissionais especializados, alguns pacientes não recebem o acompanhamento adequado, como explica a professora e audiologista Cristiane Zilbermintz. “Devido à crise financeira que o Brasil passa o serviço de implante coclear via SUS não estão conseguindo atender a toda a demanda dos pacientes que estão na espera da cirurgia ou já fizeram o implante, mas não estão conseguindo realizar o acompanhamento pós-operatório”, explicou.

Através de atendimento integral, os pacientes, que já possuem o implante, vão ser acompanhados por alunos de cursos específicos da própria universidade, como explica a professora, que também é coordenadora do projeto. “Ele é composto por um grupo de alunos e profissionais que são de áreas integradas. A ação visa atuar no pós-operatório. Não vamos fazer a cirurgia. Já vamos receber os pacientes com implante que não estão recebendo o acompanhamento do SUS”, afirmou.

A coordenadora detalha ainda como será o funcionamento do projeto, que vai contar com várias atividades. “Nós vamos oferecer serviços na área de psicologia, fonoaudiologia, medicina, pedagogia e muitos outros. O grande diferencial do nosso projeto é que temos uma equipe de músicos e temos sessões de música como ferramenta do processo da reabilitação da linguagem auditiva”, finalizou.

Confira os detalhes na reportagem de Max Augusto:

Atendimento

O atendimento é realizado sempre às sextas-feiras, das 13h às 16h, na Clínica de Fonoaudiologia da Unicap, que fica no quarto andar do Bloco C.

Podem ter acesso ao projeto bebês, jovens, adultos, crianças e idosos com implante um ou dois implantes. Uma taxa é cobrada para participar, mas dependendo das condições econômicas do paciente, o atendimento é gratuito.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4137.