INSATISFAÇÃO

Estudantes protestam contra corte de verbas na educação

Protesto de estudantes ocorreu durante participação do presidente Jair Bolsonaro na comemoração aos 130 anos do Colégio Militar do Rio de Janeiro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/05/2019 às 18:25
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter

Estudantes e pais de alunos de instituições federais protestaram contra o corte de verbas na educação, anunciado pelo Governo Federal. O ato aconteceu nesta segunda-feira (6), durante participação do presidente Jair Bolsonaro na comemoração aos 130 anos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, na Tijuca, Zona Norte da capital.

Quase a totalidade dos manifestantes era formada por alunos de instituições federais. Em especial dos colégios Pedro II, Cefet e Instituto Federal, além de alunos de universidades, como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com cartazes e faixas, eles gritaram palavras de ordem demonstrando seu descontentamento com a falta de investimentos na educação.

Confira os detalhes na reportagem de Alexandra Torres:

Durante a solenidade, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pretende construir um colégio militar em cada capital do país. Atualmente são 13 colégios militares, em 11 cidades. Se cumprir o que disse, terá que construir mais 16 unidades.

Cortes

Na semana passada, o Ministério da Educação anunciou um corte de cerca de 30% no orçamento das universidades federais. O corte, inicialmente, seria restrito a três universidades, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em seguida, foi ampliado a todas as instituições federais do país.

A informação sobre o corte na verba das universidades federais surge ao mesmo tempo em que abre o período para as instituições públicas de ensino superior aderirem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).