SAÚDE

Câncer de cérebro está entre os dez tipos de câncer que mais mata no mundo

A campanha Maio Cinza marca a conscientização do câncer cerebral

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 07/05/2019 às 10:50
Reprodução/Google Maps
FOTO: Reprodução/Google Maps

O Maio Cinza representa o mês da conscientização do câncer cerebral que é caracterizado pelo crescimento desordenado de células do cérebro. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a doença está entre os dez tipos de câncer que mais mata no mundo.

O neurocirurgião Frederico Tavares Lima alerta para os principais sintomas da doença. “A cefaleia é uma dor de cabeça progressiva, o segundo sintoma mais frequentes são os eventos convulsivos, que geralmente ocorrem em pessoas que previamente não eram portadores de crises convulsivas, modificações no comportamento, tendência depressiva e perda de função”, afirmou.

[PUBLICIDADE]

Tamires Kelly descobriu a doença enquanto trabalhava e, há 13 anos, faz tratamento no Hospital do Câncer de Pernambuco. “Por eu ser cabeleireira, sempre foi diagnosticado tendinite. Eu lavava roupa e meu braço direito sempre cansava. Até que minha mãe me encontrou tendo uma crise convulsiva na cama. Fiz tomografia e a ressonância e foi diagnosticado um tumor no meu cérebro”, explicou.

O auxiliar de serviços gerais Alberis José dos Santos foi diagnosticado com a doença há 11 anos. Ele conta que tudo começou depois que teve uma confusão mental durante o trabalho. “Eu estava conversando com meus amigos e comecei a não falar coisa com coisa e meus colegas perceberam, mas acharam que eu estava brincando. Porém, uma das colegas percebeu que eu não estava bem e me levaram para o médico Na ressonância, foi diagnosticado o tumor”, disse o auxiliar de serviços gerais.

Confira os detalhes da matéria Monica Rodrigues:

O Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) é referência no estado para o tratamento da doença que muitas vezes é silenciosa e por isso é preciso ficar atento aos sintomas e buscar ajuda.