ENEM

Mudanças no Enem preocupam estudantes que farão o exame

O prazo de inscrições para a prova se encerra nesta sexta-feira (17)

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 13/05/2019 às 10:20
Imagem de Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Imagem de Arquivo/Agência Brasil

O prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerra na próxima sexta-feira (17). Mas, apesar de as provas acontecerem apenas em novembro, muitos estudantes estão preocupados com as mudanças que vão acontecer.

A estudante Pietra Couto, de 16 anos, vai fazer a prova pela primeira vez e fala sobre sua expectativa. “Minha maior preocupação é a prova, porque disseram que pode haver uma diminuição nos textos. Também me preocupo em manter a calma, ficar concentrada e entregar tudo de mim na prova, porque é o que pode garantir meu futuro”, afirmou.

Outra preocupação é com o corte de verbas nas universidades públicas. Ana Carolina, que também vai fazer a prova pela primeira vez, afirma que está preocupada. “Esse corte de verbas pode influenciar na diminuição de vagas e, consequentemente, no aumento da competição sobre as vagas”, disse a estudante.

Confira os detalhes na matéria de Mônica Rodrigues:

A psicopedagoga Emanuela Freire explica que agora é o momento dos estudantes não se preocuparem com os cortes das vagas, porque isso pode influenciar no desempenho durante a prova. “Eles não precisam direcionar a expectativa, em um ano tão difícil, para uma situação dessa. É algo mais amplo, que não vai afetar o número de vagas hoje, mas que é importante que eles direcionem a atenção e que eles consigam colocar em prática todo o seu conhecimento na prova”, explicou a profissional.

Para as provas que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, a psicopedagoga orienta os estudantes para focar nos estudos. “Com tudo que está acontecendo neste momento e todo esse volume de conteúdo, é necessário não esquecer da qualidade dos estudos. É preciso focar nos estudos e aprender realmente durante o horário de aprendizagem”, finalizou.