PROTESTO

No Recife, protesto contra cortes na Educação sairá da Rua da Aurora

O ato está programado para sair às 15h da Rua da Aurora, no Recife, até a Praça da Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 15/05/2019 às 9:39
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter

A mobilização nacional em resposta ao corte de verbas impostos anunciados pelo Ministério da Educação acontecerá nesta quarta-feira em todo o País. Esses cortes vão impactar diretamente universidades, institutos federais e também na educação básica. Apenas em Pernambuco, as três universidades federais e os dois institutos tiveram juntos um corte de R$ 130 milhões. No Recife, a concentração do protesto acontecerá às 15h, na Rua da Aurora, no Centro.

Ivete Caetano, diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco, explica que a greve é em resposta a decisão do Ministério da Educação. “Esse corte de verbas atinge toda a educação. Esse corte é de um orçamento de um dinheiro que já existe, não é de um dinheiro que está faltando. Essa redução afeta a merenda e transporte escolar para a educação básica” afirmou Ivete Caetano.

Segundo a gerente, alunos e professores das escolas da Rede Pública aderiram à greve. “Nós temos 1.050 escolas da rede estadual e nos foi informado que todas as unidades estão paralisadas. Os alunos aderiram em peso porque reconhecem a importância e a ameaça que a educação está sofrendo. Também estão paralisadas as universidades e os institutos federais do Brasil”, disse a gerente. “Estaremos na Rua da Aurora, às 15h, em frente ao Ginásio Pernambucano. Nós convocamos a população que acha que a educação é um direito e deve ser uma prioridade de qualquer governo e que compareça ao protesto”, pediu.

Confira os detalhes na matéria de Lilian Fonseca:

Início do protesto

O ato vai ter início no Ginásio Pernambucano, Santo Amaro, Área Central do Recife, às 15h e vai seguir até a Praça da Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, também no centro da cidade.