SAÚDE

Clínica do Homem do Recife registra mais 13 mil atendimentos em um ano

A clínica é o primeiro serviço inaugurado pela ONG Aids Healthcare Foundation no Brasil

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 20/05/2019 às 14:50
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A Clínica do Homem do Recife, no Bairro da Soledade, no Centro do Recife, que tem um ano de funcionamento, registrou mais de 13 mil atendimentos, 1.473 casos de sífilis e 395 de HIV/Aids diagnosticados em um ano. O serviço foi o primeiro inaugurado no Brasil pela ONG Aids Healthcare Foundation (AHF), instituição com atuação em 43 países e sede nos Estados Unidos.

O diretor da AHF Brasil, Beto de Jesus, lembrou que a ideia era criar um serviço para diagnosticar e tratar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em homens, já que, culturalmente, esse é o público que menos cuida da saúde. Ele comemora o sucesso do serviço. “A ideia era criar um serviço que pudesse pensar as questões mentais e sexual. Tem sido um trabalho bastante interessante em parceria com os governos locais”, afirmou.

A ONG AHF mantém todo o custeio do atendimento e tratamento dos pacientes e recebe do Governo Estadual apenas preservativos, lubrificantes e os testes rápidos. O grande número de casos de sífilis no Recife acendeu o alerta da AHF e, por isso, a capital pernambucana foi escolhida para receber a unidade.

O responsável técnico da clínica, o médico infectologista François Figueiroa, alerta que a epidemia de sífilis é nacional. “São vários fatores, porque houve uma mudança de comportamento da população. Teve um aumento no número de parceiros e consequentemente de relações sexuais”, disse o médico.

Confira os detalhes na matéria de Ísis Lima:

Após perceber o surgimento de manchas nos pés e nas mãos, o estudante Yuri Sousa descobriu que estava com sífilis. A partir daí ele buscou ajuda na clínica para realizar o tratamento. Ele elogia o atendimento psicológico que atendeu. “A clínica tem a psicóloga que acompanha, dá apoio o feedback para a gente. Gostei muito do atendimento de lá”, afirmou o paciente.

A Clínica do Homem do Recife conta com um médico clínico, dois médicos infectologistas, três enfermeiros, duas psicólogas e um farmacêutico. O local funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, de 13h30 até às 21h. Todo atendimento é gratuito e não precisa marcar horário.