Cheias

Chuva forte atinge Zona da Mata Sul de Pernambuco

Somente na madrugada desta quarta, foi registrado um volume de chuva prevista para o mês de maio inteiro

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 29/05/2019 às 7:39
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

Uma forte chuva atingiu a Mata Sul de Pernambuco da noite de terça para quarta-feira (29). De acordo com o boletim da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), em Barreiros, foram registrados mais de 200 mm de chuva. A agência emitiu o alerta de chuva esta madrugada. O aviso indica pancadas de chuvas com intensidade de moderada a forte em municípios compreendidos na região da Zona da Mata Sul. De acordo com a meteorologista da Apac, Zilurdes Lopes, as chuvas se intensificaram nas últimas horas:

"O maior índice ocorreu nas últimas três horas e o que aconteceu foi a instabilidade do oceano. Essa instabilidade se intensificou aqui no continente, principalmente na região de Barreiros e Tamandaré. Então, muita umidade no oceano e a instabilidade. O sistema começou a se realimentar no continente. Ainda há continuidade de chuvas na região da Mata Sul, assim como também da Região Metropolitana", afirmou.

A meteorologista também dá algumas orientações. "Como já choveu bastante, então há de se ter mais atenção porque choveu durante a manhã toda, o dia todo de ontem, uma chuva fraca, mas na madrugada essa chuva se intensificou e já foi um volume muito alto. Nesse momento já chegou a 200 milímetros. A Defesa Civil já foi avisada."

Barreiros, Tamandaré e Rio Formoso foram os municípios que mais acumularam água. Em Barreiros, choveu 60% do que era previsto para o mês de maio inteiro.