A GENTE EXPLICA

Entenda por que o avião de GD não tinha caixa-preta

No quadro “A Gente Explica” o especialista Adilson Paradella explica motivo da aeronave de pequeno porte não conter a caixa-preta

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 29/05/2019 às 14:15
Divulgação
FOTO: Divulgação

O avião que transportava o cantor Gabriel Diniz e que caiu em Sergipe, na última segunda-feira (27), não tinha a caixa-preta. O equipamento é utilizado para gravar a conversa entre o piloto e o co-piloto durante o voo da aeronave. Sem o dispositivo, a perícia utilizará outros mecanismos para investigar o acidente aéreo que deixou três mortos.

No quadro A Gente Explica de desta quarta-feira (29), o especialista em gerenciamento de projetos, e que atuou durante 30 anos na aviação, Adilson Paradella, tira as dúvidas sobre a utilização do equipamento.

Confira:

O que é a caixa-preta ?

A caixa-preta foi usada pela primeira vez em 1939 e foi aprimorada ao longo dos anos para chegar no modelo que é usado hoje. No Brasil, a Aeronáutica é a responsável por investigar todas as ocorrências com acidentes aéreos. O órgão das Forças Armadas centraliza todos os trabalhos no Centro de investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que precisa tornar pública todas as informações.