Pernambuco

Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população

Medida acontece mesmo sem alguns municípios terem atingido a meta de vacinar grupos prioritários

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 03/06/2019 às 8:20
Reprodução / EBC
FOTO: Reprodução / EBC

A partir desta segunda-feira (3), a vacinação contra a gripe será ampliada para toda a população. A ação ocorre mesmo sem o Ministério da Saúde ter atingido a meta de vacinar 90% do grupo prioritário no país.

Pernambuco, apesar de ter cumprido a meta, está com 56 dos 185 municípios que ainda não alcançaram o índice de cobertura vacinal indicado.

A região com as taxas mais baixas é o Agreste. Lá, 25 cidades ainda não conseguiram imunizar todo o público-alvo. Cachoeirinha e Bom Conselho têm os piores índices, com aproximadamente 70% de vacinação do grupo prioritário.

A segunda região com mais municípios sem atingir a meta é o Sertão, com 15 cidades abaixo dos 90%. Em seguida estão a Zona da Mata, com 14 cidades e Região Metropolitana do Recife, com duas.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo, a partir de agora fica a cargo de cada município definir a estratégia de imunização, mas os grupos prioritários sempre vão ter preferência.

“A recomendação do Ministério da Saúde, por meio de nota informativa, é que no período de 3 a 4 de junho, os municípios que tiverem estoques disponíveis de vacina, eles podem abrir para a população como um todo. Mas isso vai depender da estrutura de cada município, se ele tem vacina sobrando ou não. E, claro, ele não deixe de vacinar os grupos prioritários, principalmente as crianças, que ninguém ainda no País atingiu a meta.”

No Recife, dois grupos dentro dos prioritários, o de crianças e pessoas com doenças crônicas, ainda precisam atingir a meta, por isso os esforços continuam. Restam 261 mil pernambucanos receberem a doses.

Olinda já abriu vacinação para o público em geral

Olinda ultrapassou a meta e a vacina está liberada. Zelma Pessoa, secretária executiva de Vigilância e Saúde de Olinda, explicou a liberação das doses.

Confira a entrevista com ela:

Os horários de vacinação em Olinda são de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas salas de vacinação distribuídas nas unidades de saúde da família e policlínicas que a prefeitura disponibiliza.