INCLUSÃO E SOLIDARIEDADE

Arraiá Sem Preconceito arrecada verbas para o Instituto de Cegos

Em abril deste ano, o Instituto de Cegos completou 110 anos de atividades

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 07/06/2019 às 15:31
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

O mês de junho chegou, e com ele, as comemorações juninas. Para festejar, o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ) realiza, nesta sexta-feira (7) o 24º Arraiá Sem Preconceito. A programação conta as bandas forró Sensação e Viajantes do Forró, além da banda Mistura Visual, formada por nove alunos que atualmente praticam aulas de música no IAPQ.

O professor de música Gilvan Lucas, que comanda a banda Mistura Visual, explica sobre o processo de aprendizagem durante as aulas. “Aulas teóricas que tem aulas de canto e coral, aula de percussão. O fundamento disso não é só incluir o aluno, mas é instruir no mercado uma pessoa competente que saiba o que está fazendo”, contou.

A cantora Karla Karolla, da banda Mistura Visual, diz que o clima nos ensaios é o melhor possível. “Estou tendo a oportunidade de contar com músicos maravilhoso”, comentou.

O instituto tem como objetivo desenvolver a autonomia dos cegos, como explica a professora Vitória Marinho. “Aqui nós temos o ensinamento do sistema braile, orientação e mobilidade, que é o uso da bengala nas áreas interna e externa, prática educativa para uma vida independente”, detalhou.

Confira os detalhes na reportagem de Alexandra Torres:

Programação

Além das atrações musicais, o público vai contar com sorteios e venda de comidas típicas. O Arraiá Sem Preconceito acontece das 16h às 22h, na sede do Instituto dos Cegos, na Rua Guilherme Pinto, número 146, no bairro das Graças, Recife. O evento é gratuito.