Saúde

Mais Médicos: profissionais já podem indicar municípios de atuação

O Mais Médicos oferece 2.149 vagas em 1.130 municípios com os maiores índices de vulnerabilidade social do país

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 08/06/2019 às 8:20
Divulgação/Portal Brasil
FOTO: Divulgação/Portal Brasil

Os profissionais aptos a participar do Programa Mais Médicos já podem indicar os municípios onde têm interesse de trabalhar. De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (7) pelo Ministério da Saúde, os médicos têm até as 12h da próxima segunda-feira (10), para acessar o site do programa e fazer suas indicações. São oferecidas 2.149 vagas em 1.130 municípios com os maiores índices de vulnerabilidade social do país nos 26 estados da Federação, exceto no Distrito Federal, além de 13 distritos sanitários especiais indígenas (DSEIS).

Conforme o ministério, a primeira fase do 18º ciclo do programa dá prioridade à participação de profissionais formados e habilitados com registro em conselhos regionais de Medicina (CRM) de estados brasileiros. Para garantir a imparcialidade na escolha dos profissionais, tiveram preferência na classificação médicos com perfil de atendimento para a atenção primária, com títulos de especialista ou residência médica em medicina da família e comunidade.

Caso sobrem vagas, serão oferecidas aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da medicina no exterior. A previsão do Ministério da Saúde é que os médicos comecem a atuar nas unidades de saúde em junho deste ano.

Criação

O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 pelo Governo Dilma Rousseff com o objetivo de que os profissionais atuassem em áreas distantes e vulneráveis do País.