CHUVA

Motoristas têm até o dia 28 para repor placas perdidas nas chuvas

Antes desse prazo, Detran não vai multar quem estiver sem emplacamento

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 17/06/2019 às 9:52
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Com as fortes chuvas que vem atingindo a Região Metropolitana do Recife (RMR) nos últimos dias, alguns motoristas acabam perdendo as placas do carro ao passar por alguns pontos de alagamentos nas rodovias da cidade. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) decidiu que esses motoristas têm até o dia 28 para regularizar a situação. Antes desse prazo, os condutores não serão multados.
Para fazer a compra dessas placas, o condutor precisa seguir algumas regras, entre elas comparecer ao Detran ou algum posto credenciado pelo Detran. Domingos Ferreira, chefe da Unidade de Operação do Detran, explica passo a passo para conseguir tirar as novas placas.

“O primeiro passo é seguir para um posto de atendimento, solicita a ordem de placa e com essa ordem você seguirá para a casa de placas para solucionar o seu problema”, afirmou.

Confira a reportagem de Juliana Oliveira:

Para conseguir a ordem de placa, é necessário que o proprietário tenha a documentação do carro para dar entrada ao documento. A ordem de placa sai na mesma hora e custa R$ 34. Caso o proprietário não possa ir fazer a retirada do documento e deseje mandar outro usuário do automóvel, é necessário ser feito uma procuração, como explica Domingos Ferreira.

“A pessoa pode fazer a solicitação no site do Detran na aba atendimento. O processo é rápido a dá para ser feito em um dia”, explicou.

A partir do dia 29, quem estiver sem a placa, será multado. A infração é gravíssima, leva multa de 7 pontos e o veículo é removido para o depósito.