A GENTE EXPLICA

Saiba como recuperar documentos perdidos


O delegado Pablo Carvalho explica passo a passo para conseguir a nova documentação

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 18/06/2019 às 15:03
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Leitura:

Com as fortes chuvas que atingiram o Recife e a Região Metropolitana, algumas pessoas podem ter perdido materiais importantes, entre eles a documentação. Muita gente fica em dúvida para saber o que deve ser feito. O primeiro passo a ser feito é registrar um boletim de ocorrência na delegacia ou pela internet. Depois, é hora de reunir o que precisa para tirar a segunda via.

O delegado Pablo Carvalho explica:

Para recuperar o CPF, basta entrar no site da Receita Federal e imprimir a segunda via desde que você forneça nome, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor.

Para quem perdeu a Carteira de Trabalho, o primeiro é preciso seguir uma série de procedimentos para tirar a segunda via. É preciso procurar a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego mais próximo com os documentos necessários.

A nova carteira não terá as informações dos empregos anteriores, já que o documento virá em branco. E para comprovar os registros de experiências anteriores, você deve recorrer à Superintendência Regional do Trabalho que vai consultar o cadastro geral de empregados e desempregados e a relação anual de informações sociais.

Os bancos do Ministério do Trabalho e Emprego reúnem as informações trabalhistas pelos empregadores de todo Brasil desde 1976.


Mais Lidas