PROVAS

Candidatos denunciam irregularidades no concurso do Comdica

As provas do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) foram aplicadas no último dia 30

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 04/07/2019 às 18:11
Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

Participantes do concurso do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), aplicado no último dia 30, estão pedindo o cancelamento da prova. O pedido é motivado por uma série de denúncias que vão desde a alteração do conteúdo cobrado no edital da prova até situações vexatórias durante a aplicação do exame.

O concurso do Comdica objetiva eleger ou reeleger os membros dos conselhos tutelares do Recife. O conselheiro tutelar Wendel Moraes, um dos candidatos, denuncia que as irregularidades começaram com a divulgação de vários editais.

Ele explica também as falhas cometidas durante a aplicação da prova. Os candidatos que se sentiram lesados participaram de uma audiência no plenário da Câmara Municipal do Recife com a vereadora do PP, Aline Mariano. Ela detalha as denúncias recebidas por ela. "Eles reivindicam que algumas questões podem ser anuladas (...) conteúdos que deveriam ser explorados na prova, pelo que eles mostram para gente, não foi isso que aconteceu", disse.

Agora, os candidatos estão se organizando para mover uma ação contra o Comdica. A vereadora Aline Mariano já solicitou que o órgão receba os requerentes para tentar um consenso entre as partes. Até o fechamento da matéria não conseguimos retorno do Comdica.

Os detalhes na reportagem de Beatriz Albuquerque: