Doença

Secretaria de Saúde de PE confirma primeira morte por arbovirose em 2019

Adolescente de 12 anos morava no bairro de Água Fria, um dos locais com maior índice de pessoas que tiveram dengue, chicungunha ou zika vírus

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 04/07/2019 às 11:21
Pixabay
FOTO: Pixabay

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou a primeira morte por arbovirose deste ano. A vítima é uma adolescente que tinha 12 anos e morava no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife. O local é um dos dez na cidade com maior índice de pessoas que tiveram dengue, chicungunha ou zika vírus, segundo o boletim da secretaria.

A SES informou que a jovem apresentou febre, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo. Ela foi internada e faleceu no dia 28 de abril em um hospital particular.

Notificações

Até o dia 15 de junho, foram dez notificações de mortes suspeitas por arboviroses no Recife. O número assusta, já que a soma desse primeiro semestre é a mesma de todo o ano passado.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde solicita que a população adote medidas de prevenção e controle do mosquito. A nota diz ainda que os moradores devem colaborar com o trabalho dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias, deixando que eles entrem nas residências para monitorar e eliminar criadouros em potencial do mosquito. Vale lembrar de dicas simples podem evitar a proliferação do Aedes aegypti, como não deixar água parada, tampar bem as caixas d'água de tonéis, além dos ralos e vasos sanitários.