DENÚNCIA

Medicamentos e insumos hospitalares vencidos avaliados em mais de R$ 1 mi são achados em Camaragibe

O material foi achado após um levantamento realizado pela equipe da nova prefeita de Camaragibe

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 09/07/2019 às 15:20
TV Jornal
FOTO: TV Jornal

Foram encontrados mais de 50 mil medicamentos e insumos hospitalares vencidos e impróprios para o uso na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. O material é avaliado em mais de R$ 1 milhão.

Arnon Nascimento, secretário de Saúde de Camaragibe, contou que foi feito um levantamento da situação do setor da cidade, assim que Nadegi Queiroz assumiu a prefeitura por 180 dias. Ela passou a comandar o município depois da prisão do ex-prefeito Demóstenes Meira (PTB).

“Como a rede estava desabastecida, tanto na atenção básica como nas emergências, a gente procurou dar uma olhada no CAF e chegando aqui a gente verificou essa situação. A medicação vencida, as unidades de emergências sem soro, que é um item básico”, contou o secretário.

Levantamento para aquisição

Segundo o secretário, está sendo feito um levantamento para adquirir os medicamentos e insumos. “A gente está com um processo para levantamento de atas com registros de preços de outros municípios para a gente tentar aderir à essas atas. Ao mesmo tempo, estamos tentando fazer a nossa própria licitação para tentar resolver e legalizar essa parte de medicamento. Foi um caos que a gente encontrou aqui”, destacou.

De acordo com Arnon Nascimento, a prefeitura vai conseguir resolver de forma mais breve a situação da saúde básica. “A gente vai precisar de um pouco de paciência”, pediu o secretário. “Eu sei que é difícil, mas a gente não pode fazer coisa ilegal, que a gestão anterior estava praticando”, concluiu.

Confira os detalhes na reportagem de Lilian Fonseca: